segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ame, apenas ame


Um dilema bem normal nessa nossa vida é a típica pergunta: “O que é o amor?”
Levaria-se talvez dias para dissecar as diversas ramificações desse ser complexo e abstrato que ora nos aflige a alma, ora nos traz toda a felicidade que sonhamos.
Acho que nem um pirata em busca de seu tesouro corre tanto quanto nós corremos atrás de amor.
Seja como ele for, o que queremos é apenas senti-lo e ter reais motivos para escrever um texto romântico ou explicitar uma linda e factual experiência de amor.
O que parece é que ele tem várias cores, raças, formas, odores etc. E ficamos a pensar qual dessas combinações ele utilizará para vir até nós. A espera é longa. Às vezes não.
Ah o amor (estou suspirando (muito) rsrs). Coloco uma música, abro os braços, fecho os olhos e inclino a cabeça para trás, num gesto de hipnose-romântica.
Ops! Perdão por ter fugido da linha de raciocínio...
É que é tão difícil conter um sentimento (ou uma prévia dele) que nos arrebata a racionalidade e nos converte em ingênuas crianças fáceis de persuadir.
Ora, não sejamos hipócritas. Quem nessa vida nunca se deixou levar... Haja coração de pedra para resistir a um beijo, palavras ou até um abraço de um amor.
Pena que nem sempre acontece como na televisão (maldita seja essa formadora de opiniões). É tudo tão bonito, beijos tão sensuais e corpos que se encaixam como porca e parafuso. Tudo é cheio de palavras tão bem colocadas. Tudo acontece na hora certa. Quando esperamos ou não, no fim tudo acaba bem.
Mas nossa vida não é ficção. Tristes são aqueles que só viveram paixões. Para mim a paixão é um trem cujo destino é incerto, entramos em um de seus vagões e quando a viagem acaba, descemos numa estação em que a mais simples das esquinas nos é estranha como uma grande metrópole em fluxo.
Mas estávamos falando de amor né?
Pois bem, é que não podia deixar de comentar sobre seu inimigo número um. Cuidado com a paixão! Tente diagnosticar o mais rápido possível a natureza do sentimento e, o mais racionalmente possível, optar por seguir em frente ou não.
E... Acho que por hoje não tenho mais nada a dizer.
Tente apenas amar o máximo possível. Não falo apenas de uma pessoa para outra, mutualismo. Sua namorada, os animais, a natureza, a arte, a si próprio, ao outro e a Deus.
Ame. Apenas ame.